Docência para o Ensino Superior
+
Ensino de Física e Matemática

Docência para o Ensino Superior

SOBRE O CURSO

O curso de Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior apresenta o atual momento sócio-político, filosófico e ético e suas influências na universidade. O curso também explora os conceitos de interdisciplinaridade, teorias pedagógicas, processos didáticos na universidade e muito mais.

Público Alvo

Profissionais bacharéis, tecnólogos e licenciados em todas as áreas do ensino, que estão atuando ou desejam atuar no Ensino Superior.

Ensino de Física e Matemática

SOBRE O CURSO

O curso de Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática aprofunda e amplia a formação inicial do professor, através do desenvolvimento de uma visão crítica dos conteúdos de Matemática e de Física do ensino básico. O curso apresenta materiais instrucionais e bibliográficos da área, uso na tecnologia didaticamente, abordagens adequadas para aulas EAD, coordenação de equipes multidisciplinares para a EAD e muito mais.

Público Alvo

O curso destina-se aos profissionais das áreas de Matemática, Física e áreas afins que tenham concluído curso superior e que busquem formação consistente e prática ou que necessitem atualizar conhecimentos em Matemática e Física. Em outras palavras, licenciados em Matemática, Física e áreas afins que atuam ou pretendem atuar nas áreas correlatas da docência em Matemática e Física e, áreas que utilizam à Matemática e Física como ferramenta de mensuração de situações cotidianas.

Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 25 pontos).

Prova On-line: prova individual realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao final da disciplina. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias (valor: 20 pontos).

Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso (valor: 55 pontos).

A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova on-line da disciplina + Prova Final do curso) atinja a nota mínima de 70 pontos, conforme cálculo de nota.

 

Docência para o Ensino Superior

DISCIPLINAS
Avaliação da Aprendizagem 45 hora(s)
Didática e Metodologia no Ensino 45 hora(s)
Fundamentos da Educação 45 hora(s)
Inclusão no Contexto das Instituições 45 hora(s)
Liderança e Motivação 45 hora(s)
Mercado 4.0 – Inovação e Criatividade 45 hora(s)
Qualidade de Vida, Ética e Responsabilidade Social 45 hora(s)
Tecnologia e Educação 45 hora(s)
DISCIPLINAS ELETIVAS
Módulo Internacional em Gestão e Negócios – ISCAP 40 hora(s)
Módulo Internacional 20 hora(s)
Módulo Internacional 30 hora(s)
Trabalho de Conclusão de Curso 60 hora(s)

Ensino de Física e Matemática

DISCIPLINAS
Avaliação da Aprendizagem 45 hora(s)
Cálculo Aplicado 45 hora(s)
Didática e Metodologia no Ensino 45 hora(s)
Equações Diferenciais Aplicadas 45 hora(s)
Liderança e Motivação 45 hora(s)
Mercado 4.0 – Inovação e Criatividade 45 hora(s)
Metodologia de Resolução de Problemas 45 hora(s)
Qualidade de Vida, Ética e Responsabilidade Social 45 hora(s)
DISCIPLINAS ELETIVAS
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso 30 hora(s)
Trabalho de Conclusão de Curso 60 hora(s)
Módulo Internacional 20 hora(s)
Módulo Internacional 30 hora(s)
Módulo Internacional 40 hora(s)

9 meses | Carga horária: 360 horas (por curso)
12 meses* | Carga horária: 450 horas (por curso)
* duração do curso somente quando o aluno optar por fazer o TCC

mec
Cursos credenciados pelo MEC

“Estabelece normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização” (MEC – resolução nº 1, 08 de junho de 2007 – clique aqui)

“[…] diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:” (MEC – portaria nº 29, de 16 de Janeiro de 2018 – clique aqui)