Docência para o Ensino Superior
SOBRE O CURSO
O curso de Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior apresenta o atual momento sócio-político, filosófico e ético e suas influências na universidade. O curso também explora os conceitos de interdisciplinaridade, teorias pedagógicas, processos didáticos na universidade e muito mais.
Público Alvo
Profissionais bacharéis, tecnólogos e licenciados em todas as áreas do ensino, que estão atuando ou desejam atuar no Ensino Superior.
Ensino de Física e Matemática
SOBRE O CURSO
O curso de Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática aprofunda e amplia a formação inicial do professor, através do desenvolvimento de uma visão crítica dos conteúdos de Matemática e de Física do ensino básico. O curso apresenta materiais instrucionais e bibliográficos da área, uso na tecnologia didaticamente, abordagens adequadas para aulas EAD, coordenação de equipes multidisciplinares para a EAD e muito mais.
Público Alvo
O curso destina-se aos profissionais das áreas de Matemática, Física e áreas afins que tenham concluído curso superior e que busquem formação consistente e prática ou que necessitem atualizar conhecimentos em Matemática e Física. Em outras palavras, licenciados em Matemática, Física e áreas afins que atuam ou pretendem atuar nas áreas correlatas da docência em Matemática e Física e, áreas que utilizam à Matemática e Física como ferramenta de mensuração de situações cotidianas.
Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 25 pontos).
Prova On-line: prova individual realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao final da disciplina. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias (valor: 20 pontos).
Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso (valor: 55 pontos).
A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova on-line da disciplina + Prova Final do curso) atinja a nota mínima de 70 pontos, conforme cálculo de nota.
Docência para o Ensino Superior
DISCIPLINAS | |
---|---|
Avaliação da Aprendizagem | 45 hora(s) |
Didática e Metodologia no Ensino | 45 hora(s) |
Fundamentos da Educação | 45 hora(s) |
Inclusão no Contexto das Instituições | 45 hora(s) |
Liderança e Motivação | 45 hora(s) |
Mercado 4.0 – Inovação e Criatividade | 45 hora(s) |
Qualidade de Vida, Ética e Responsabilidade Social | 45 hora(s) |
Tecnologia e Educação | 45 hora(s) |
DISCIPLINAS ELETIVAS | |
---|---|
Módulo Internacional em Gestão e Negócios – ISCAP | 40 hora(s) |
Módulo Internacional | 20 hora(s) |
Módulo Internacional | 30 hora(s) |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 hora(s) |
Ensino de Física e Matemática
DISCIPLINAS | |
---|---|
Avaliação da Aprendizagem | 45 hora(s) |
Cálculo Aplicado | 45 hora(s) |
Didática e Metodologia no Ensino | 45 hora(s) |
Equações Diferenciais Aplicadas | 45 hora(s) |
Liderança e Motivação | 45 hora(s) |
Mercado 4.0 – Inovação e Criatividade | 45 hora(s) |
Metodologia de Resolução de Problemas | 45 hora(s) |
Qualidade de Vida, Ética e Responsabilidade Social | 45 hora(s) |
DISCIPLINAS ELETIVAS | |
---|---|
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso | 30 hora(s) |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 hora(s) |
Módulo Internacional | 20 hora(s) |
Módulo Internacional | 30 hora(s) |
Módulo Internacional | 40 hora(s) |
9 meses | Carga horária: 360 horas (por curso)
12 meses* | Carga horária: 450 horas (por curso)
* duração do curso somente quando o aluno optar por fazer o TCC
“Estabelece normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização” (MEC – resolução nº 1, 08 de junho de 2007 – clique aqui)
“[…] diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:” (MEC – portaria nº 29, de 16 de Janeiro de 2018 – clique aqui)