Educação: Alfabetização, Letramento e Educação Inclusiva

SOBRE O CURSO

Este curso tem por objetivo qualificar professores para o processo de alfabetização, letramento e educação inclusiva, por meio de fundamentos e metodologias de ensino para a aprendizagem. Permitindo, assim, uma sustentação ao profissional da educação, para que possa saber problematizar os aspectos que envolvem a alfabetização, letramento e educação inclusiva, com reflexão sobre sua prática pedagógica, de forma a melhor subsidiar suas ações.

Visa a busca de profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia e da educação inclusiva com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar e atualizar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área educacional, especialmente da alfabetização e letramento, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da alfabetização e do letramento também no âmbito da educação inclusiva.

Público Alvo

Profissionais com formação superior na área educacional e demais campos do conhecimento que tenham interesse em se especializar em alfabetização, letramento e educação inclusiva.

Avaliação

A avaliação dos alunos será por meio de um conjunto de ferramentas, que medirá o desempenho e aprendizagem do aluno:

Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 25 pontos).

Prova On-line: prova individual realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao final da disciplina. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias (valor: 20 pontos).

Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso (valor: 55 pontos).

A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova on-line da disciplina + Prova Final do curso) atinja a nota mínima de 70 pontos, conforme cálculo de nota.

No Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso.

A emissão do certificado de conclusão do curso está condicionada ao cumprimento de todos os requisitos do curso, conforme prazos estabelecidos.

O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo, após solicitação formal de sua emissão.

Disciplina Carga Horária

A distância

9 meses | Carga horária: 360 horas
12 meses* | Carga horária: 450 horas