Este curso tem por objetivo qualificar professores para o processo de alfabetização, letramento e educação inclusiva, por meio de fundamentos e metodologias de ensino para a aprendizagem. Permitindo, assim, uma sustentação ao profissional da educação, para que possa saber problematizar os aspectos que envolvem a alfabetização, letramento e educação inclusiva, com reflexão sobre sua prática pedagógica, de forma a melhor subsidiar suas ações.
Visa a busca de profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia e da educação inclusiva com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar e atualizar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área educacional, especialmente da alfabetização e letramento, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da alfabetização e do letramento também no âmbito da educação inclusiva.
Público Alvo
Profissionais com formação superior na área educacional e demais campos do conhecimento que tenham interesse em se especializar em alfabetização, letramento e educação inclusiva.
Avaliação
A avaliação dos alunos será por meio de um conjunto de ferramentas, que medirá o desempenho e aprendizagem do aluno:
Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 25 pontos).
Prova On-line: prova individual realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao final da disciplina. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias (valor: 20 pontos).
Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso (valor: 55 pontos).
A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova on-line da disciplina + Prova Final do curso) atinja a nota mínima de 70 pontos, conforme cálculo de nota.
No Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso.
A emissão do certificado de conclusão do curso está condicionada ao cumprimento de todos os requisitos do curso, conforme prazos estabelecidos.
O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo, após solicitação formal de sua emissão.
Disciplinas | |
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Disciplina | Carga Horária |
Alfabetização de Jovens e Adultos | 45 horas |
Alfabetização Matemática | 45 horas |
Deficiência Física: Fundamentos Psicossociais e AEE | 45 horas |
Deficiência Intelectual: Fundamentos Psicossociais e AEE | 45 horas |
Desenvolvimento Cognitivo | 45 horas |
Didática e Metodologia | 45 horas |
Fundamentos da Educação Inclusiva | 45 horas |
Práticas Pedagógicas em Leitura e Produção de Textos | 45 horas |
+150 disciplinas de especialização
FORMAS DE PAGAMENTO
Matrícula : R$ 250,00
Planos de Pagamento | Valor Bruto | Desc. Adimplência | Conv. Empresa | Desc. Ex-aluno |
15% | 20% | 25% | ||
Plano A – 12 parcelas | R$ 255,32 | R$ 217,02 | R$ 204,26 | R$ 191,49 |
Plano B – 15 parcelas | R$ 204,25 | R$ 173,61 | R$ 163,40 | R$ 153,19 |
Plano C – 18 parcelas | R$ 170,21 | R$ 144,68 | R$ 136,17 | R$ 127,66 |
A distância
9 meses | Carga horária: 360 horas
12 meses* | Carga horária: 450 horas
* duração do curso somente quando o aluno optar por fazer o TCC
“Estabelece normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização” (MEC – resolução nº 1, 08 de junho de 2007 – clique aqui)
“[…] diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:” (MEC – portaria nº 29, de 16 de Janeiro de 2018 – clique aqui)